sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Lançamento do novo livro do Lama Padma Samten no Espaço Mahatma Gandhi


Em "A Roda da Vida como Caminho para a Lucidez", o Lama Padma Samten oferece aos leitores de língua portuguesa um resumo de alguns dos pontos fundamentais do budismo. Com uma linguagem simples e bem-humorada, o Lama descreve os doze passos da construção do sofrimento humano – representados na imagem da Roda da Vida – , assim como o método para alcançar a lucidez, ou seja, a liberação do sofrimento.

Se o sofrimento foi criado, construído, ele pode ser dissolvido, desconstruído. Para tanto, é necessário aprender a percorrer o caminho inverso, coisa que Padma Samten ensina com maestria. Mas só isso não é suficiente. A lucidez é alcançada pelo cultivo de uma mente compassiva, associado à realização da vacuidade, termo que não significa vazio, como muitos acreditam. Dizer que tudo é vacuidade é afirmar que os fenômenos – as coisas e as relações – não existem por si mesmos; existem apenas na dependência de; interdependentemente.

O entendimento intelectivo do conceito, entretanto, não implica em sua realização. Quando esta acontece, a visão de mundo é profundamente alterada e a pessoa sente-se conectada com o todo. A verdadeira compreensão da essência da realidade ocasiona uma abertura inigualável para o outro e para o mundo. Com exemplos retirados do cotidiano, Lama Samten explica a vacuidade da forma simples, a fim de tornar o caminho rumo à libertação acessível ao maior número possível de pessoas.

Além de ter a virtude de reunir os mais importantes ensinamentos budistas, apresentando ao leitor noções complexas e sofisticadas, livro tem o mérito de mostrar como esse conhecimento pode (e deve) ser aplicado no dia-a-dia por qualquer pessoa que deseje livrar-se do sofrimento.

O Buda disse que ninguém deveria aceitar suas ideias baseando-se apenas na fé. O praticante do budismo deve testar os ensinamentos e ver se funcionam ou não em sua vida.

“Em termos filosóficos, o budismo é uma religião extremamente sofisticada, mas que pode ser resumida em duas palavras: compaixão e sabedoria. Procurar desenvolver essas qualidades é o que todo budista deve fazer em sua prática em busca da iluminação”, diz Lama Samten. Um conselho útil a todos.


Data: 04 de Novembro de 2010 - 19:30h
Local: Espaço Mahatma Gandhi
End: Rua Rio de Janeiro, 694 - Pituba
Tel.: 32487533

domingo, 10 de outubro de 2010

As Palestras começaram!!!

 As palestras começaram!
Semana passada o Tema foi o Ahimsa (não-Violência) e Satyagraha (Poder da Verdade). A questão levantada nesse dia era: É possível viver nos dias de hoje e praticar a Não-violência e a Verdade? Sim. É possível.

Podemos pensar no quanto o mundo é violento..e no quanto necessitamos das não verdades..e porque mantemos isso. Qual a nossa parte nessa história!

A responsabilidade individual sobre esse mundo violento e a necessidade urgente de refletirmos sobre o que é praticar a Não-Violência. Essa prática pressupões uma atitude ativa diante da violência, pois é a compreensão de que não basta não fazer o mal, é preciso fazer o bem e contribuir energeticamente para um mundo menos violento, com ações positivas, bondosas, generosas, ações e pensamentos do bem.

Refletimos sobre a Verdade, e do porque de termos nos acostumados às "meia-verdades", como se  fosse possível existir uma meia-verdade. A verdade sempre é inteira, ou não é verdade.

O Mahatma Gandhi que viveu no nosso mundo moderno e que foi contemporâneo de Hitler, foi lembrado e questionamos, de ausência desse personagem histórico nos curriculuns e nos temas escolares. Falamos de Hitler, mas não falamos de Gandhi.

A Próxima palestra será QUARTA-FEIRA dia 13/10 às 19:30 no Espaço Mahatma Gandhi e terá como tema "Os Chakras como compreensão do caminho de evolução!" ingresso: 2 latas de leite em pó!

Venham!!! Participem!

Namastê!

Ludmila Rohr